As manifestações populares contra governos arbitrários e cleptocráticos têm adquirido força extraordinária através das redes sociais.
O movimento #FORAMICARLA, encampado pela massa estudantil e trabalhadora da cidade do Natal/RN, que reivindica, dentre outras ações, a impugnação de mandato da atual prefeita Micarla de Sousa, é um exemplo da disseminação do espírito crítico e democrático que vem contagiando a população brasileira.
Levantes populares contra políticos demagógicos e autoritários e administrações públicas ineficientes, a exemplo dos desgovernos Micarla, no Rio Grande do Norte e Cabral, no Rio de Janeiro, têm revelado que o ímpeto social por justiça e cidadania não quer mais ser suprimido.
Garantir respeito e legitimidade às manifestações populares é prerrogativa para a instituição de um Estado Democrático de Direito. Nesse sentido, destaco a responsabilidade social da mídia pelo restabelecimento dos valores e princípios democráticos na nossa sociedade. A mídia que criminaliza ou trata com indiferença o povo que sai às ruas para reclamar direitos não pode ser aplaudida com entusiasmo por esse mesmo povo.
Que as organizações populares saibam agir com civilidade e liberdade necessárias à consolidação da cidadania!
Um salve à humanidade dos estudantes acampados há mais de 48 horas na Câmara Municipal de Natal e dos bombeiros aprisionados pela intolerância na cidade maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário